sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

REDE SOCIAL DE SOBRADINHO COMPROMETE-SE A MAIOR ARTICULAÇÃO EM 2012.


Reunidos na Sala de Eventos da Administração de Sobradinho I,
com a presença de 18 entidades, estivemos fechando o ano de 2011 e contabilizando
nossas conquistas. Renata Flores da ACM fez um balanço, destacando a
participação da Rede nas Conferências Regionais da Criança e de Assistência
Social. Comprometeu-se a retomar as propostas destas conferências e levá-las para o Planejamento Estratégico de 2012.

O princípio da territorialidade, que tão bem ativa a Fiocruz, é referendada por todos os presentes que se aplicam a dar respostas onde estamos plantados para mudar a realidade social. O IMS, através da analista Milda Palas, disponibilizou assessoria para efetivar o planejamento estratégico, porque será a forma inteligente de fazer escolhas prioritárias diante de tantas
demandas.

O saldo da intersetorialidade foi expressão exaltada do ano que finda e que será aprofundada em 2012, pois o ano de 2011 serviu de base para novas articulações e conquistas. Saber cada vez mais o que cada um faz, o quer cada um quer ou espera da Rede, o que se pode contribuir.
Nosso pacto será exatamente a base para o planejamento estratégico que desejamos elaborar, com grupos temáticos e uma coordenação que assegure a liderança das forças que
identificamos na rede.
Realinhar aspráticas das instituições governamentais e da Sociedade Civil, tornando os serviços que realizamos na reta intenção e ação democráticas que é de erradicar a miséria e promover a participação de todos nessa luta. Criança, adolescente e
mulher deverá ser o foco de nossa unidade, mas para tal precisamos nos encontrar neles e qualificar nossos serviços.
Nelson Peixoto, de Aldeias Infantis SOS Brasil, falou do documento do MDS “Orientações Técnicas para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários”, compreendendo que o SUAS através do CRAS/CREAS já tem esse papel de coordenar em parcerias múltiplas o reordenamento das ações territoriais de Assistência Social, Saúde, Educação, Trabalho e demais politicas que não devem mais ficar isoladas em suas ações.
O tom de alegria natalina estava presente, o entusiasmo, companheirismo e simpatia levaram a um abraçamento em torno de uma mesa posta, lanche farto e festivo, sinal inequívoco de que vamos avançar essa aliança e coalizão em 2012.
FELIZ NATAL E
MIL AGRADECIMENTOS A TODOS!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

14ª Conferência Nacional de Saúde rejeitou a internação compulsória

A 14ª Conferência Nacional de Saúde rejeitou a internação compulsória e as comunidades terapêuticas como recurso assistencial do SUS. Os princípios da política estão na Carta Final da Conferência, com menção à Reforma Psiquiátrica Antimanicomial!!!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seminário de Educação, Direitos Humanos e Inclusão Digital

image

O mundo contemporâneo vem nos impondo novas relações nos tempos e espaços, que representam tremendos desafios à convivência humana, à vida comunitária e social, à arte e cultura não massificadas, e, por conseguinte, à luta de qualidade pelos direitos humanos.
A autonomia do pensamento, a criatividade e o protagonismo das pessoas e comunidades nos processos sociais também tem sido desafiados num tempo em que as novas tecnologias nos trazem produtos mastigados e pasteurizados. Contudo além desse senso crítico em relação às novas mediações tecnológicas, podemos tê-las como grandes aliadas e ferramentas, se soubermos buscar com clareza nossos ideais de pessoa humana e sociedade, resgatando o melhor do nosso coração.
Assim a educação cumpre seu papel de não só preparar para o mundo de hoje, mas também de se tornar instância crítica e proposta de transformação contínua para que as pessoas sejam mais pessoas e o povo seja mais povo.Reflexões, práticas e vivências em torno dessa temática ocuparão nossas mentes e nosso coração neste Seminário de Educação, Direitos Humanos e Inclusão Digital do Distrito Federal.
Palestrante
Maria Amélia Giovaneti - Assistente Social pela PUC Minas, doutora em Sociologia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), professora aposentada da Faculdade de Educação/UFMG. A partir de 2005 é assessora e conferencista em Programas e Projetos de Formação de Educadores Populares, Educadores Sociais e Educadores de Jovens e Adultos (EJA).
Inscrições:
Confirme sua participação até o dia 29/11 pelo e-mail: eparecida@marista.edu.br. Na seqüência, nossa equipe responderá confirmando sua presença. A ficha de inscrição deverá ser entregue no dia do evento devidamente preenchida pelo(a) participante. Informações pelos telefones: (61) 3022-1345/3022-1324. Contatos: Edileuza, Fernanda e Geraldo.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fundação Telefônica e OIT lançam rede contra trabalho infantil

Ciência e Tecnologia

Hoje às 14h36 - Atualizada hoje às 14h38

Portal Terra

Publicidade

A Fundação Telefônica e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançam, nesta quinta-feira, a Rede Latino-Americana contra o Trabalho Infantil, um espaço virtual destinado ao debate e à troca de experiências para o enfrentamento do problema, que afeta 14 milhões de crianças no continente. O lançamento acontecerá durante o Fórum Regional contra o Trabalho Infantil, realizado em Lima, no Peru.

A apresentação da rede será feita por Javier Nadal, vice-presidente executivo da Fundação Telefônica da Espanha, e por Carmen Moreno, diretora do escritório regional da OIT para os Países Andinos, às 9h15 (12h15 no horário de Brasília), logo após a abertura do evento. Internautas poderão acompanhar pelo site da rede (redecontraotrabalhoinfantil.com) e participar via Twitter, pela hashtag #TrabajoInfantilNO.

O objetivo da rede é promover o encontro de pessoas de toda a América Latina, como organizações e articuladores sociais, especialistas, governos e a sociedade em geral para discutir, refletir e trocar ideias, práticas, dificuldades e avanços sobre o combate ao trabalho infantil. Segundo a Fundação Telefônica, este processo será importante para levantar problemas, êxitos e propostas para pautar os temas de discussão do IV Encontro Pró-Menino de 2012 e a Conferência Mundial sobre Trabalho Infantil, que acontecerá no Brasil em 2013.

A Rede Latino-Americana foi criada a partir da experiência do III Encontro Virtual Pró-Menino da Fundação Telefônica, realizado em 2010, e que contou com a participação de mais de sete mil pessoas. "A partir daí, surgiu a ideia de manter e potencializar a articulação já estabelecida - e que não parou de crescer", explica Gabriella Bighetti, diretora de Programas da Fundação. Assim, juntamente com a OIT, foi concebido um novo espaço na web que já nasce com aproximadamente nove mil participantes.

Para viabilizar a troca de informações, a rede conta com um ambiente interativo, onde são realizados fóruns de discussão, comunidades específicas para trabalhos de reflexão temática, biblioteca com documentos importantes, especialistas para moderação e uma rede social para que os internautas possam se conhecer e compartilhar experiências.

Tags: estatuto da crianca e do adolescente, fórum, internet, Lima, peru, Trabalho, web

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Crianças entre 10 e 14 anos analfabetas precisam ser motivadas a estar na escola

Entrevista com Maria Helena de Castro, educadora do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Acontece nesta sexta (18) a 3ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA/DF tem o prazer de convidá-lo para a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 18/11/2011, das 8:00 as 18:00, no Centro Catequético João Paulo II, Ao lado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Bairro Centro, São Sebastião – DF.

Que tem por finalidade discutir a temática “Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, bem como eleger os delegados para a VIII Conferência Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF.

O blog da rede vai tentar fazer a transmissão online da Conferência dependendo do sinal de internet 3G do local.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Educação Popular em Direitos Humanos na Estrutural

PET Edu convida: II Ciclo de Debates

O II Ciclo de debate: Educação em direitos humanos preserva de sua primeira versão a intencionalidade de instituir-se como um espaço de diálogo entre os diversos Grupos do Programa de Educação Tutorial da Universidade de Brasília (UnB), a comunidade acadêmica e a comunidade do entorno.

A questão que motiva a realização desse evento é o reconhecimento tácito de que toda formação humana deve constituir-se em uma Educação em Direitos Humanos. Não obstante a pertinência desse reconhecimento somos sabedores de que a universidade ainda se ressente de uma prática curricular que incorpore essa questão de modo efetivo em seus ditames formativos. Do mesmo modo, considerando a dinâmica social em sua totalidade, ainda presenciamos uma enorme discrepância entre os  marcos normativos do Estado Democrático de Direito e as condições materiais e subjetivas a que são submetidos os grupos sociais vulneráveis. Essa é, notadamente, a realidade da maioria da população da Cidade da Estrutural-DF.a

Com feito, essa segunda versão do Ciclo de Debate também representa o compromisso ético e político que o PET-Educação tem assumindo com a comunidade da Estrutural através de suas ações de extensão voltadas para a defesa dos ndireitos humanos em suas mais variadas instâncias (direito à educação, à moradia, à saúde, à cultura, à diversidade, etc.). ormativos do Estado Democrático de Direito e as condições materiais e subjetivas 

Compromisso esse que se consubstancia na clara intenção de exercitar a indissociabilidade entre a teoria e a prática, a universidade e a comunidade, o ensino, a pesquisa e a extensão.

Finalmente, esse encontro simboliza não apenas o esforço de levar a universidade para dentro da comunidade e de trazer a comunidade para dentro da universidade. Sua verdadeira intenção se revela no conteúdo que lhe deu origem: a constatação da dura realidade a que tem sido submetida à população da Estrutural e, a despeito disso, a constatação da força do povo, forjada na resistência e na luta coletiva e cotidiana. 

A partir dessas constatações nasceu o desejo que nos move e que nos mobiliza ao engajamento: o desejo de dar um sentido ético e político ao trabalho, à formação acadêmica e à atuação profissional. Enfim, o desejo de empregar o tempo da vida e o espaço da formação para ajudar a construir outra realidade possível.

Em breve estará disponível a ficha de inscrição antecipada online.

Mais informações clique aqui

Fonte: Blog do PET/EDU