quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ICA (INSTITUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) E A FORÇA CIDADÃ DO CDCA-DF


“A atenção à criança no Distrito Federal ganhou novo fôlego na manhã do dia 04 de fevereiro/2011”. O reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo de Sousa Júnior, o diretor do Hospital Universitário, Gustavo Romero, e o secretário da Criança do Distrito Federal, Dioclécio Campos Júnior, assinaram o contrato que promete finalizar as obras do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA) do Hospital Universitário de Brasília até o Dia da Criança”. (Paulo Ribeiro da Assessoria de Comunicação).

No auditório lotado do HUB, a presidente do CDCA-DF, alguns conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares ouviram atentos aos apelos do Reitor e do vice-reitor, João Batista, e a exposição da justificativa politica e estratégica para a garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Distrito Federal.
O Reitor evocou o sonho de Darcy Ribeiro, fundador da UNB, que entendia a Ciência aliada com Consciência, para que a Universidade de Brasília se tornasse junto a outras formas de representação democrática a melhor contribuição para a efetivação dos direitos humanos, civis e cidadãos. Transformar a Sociedade, focando a superação da miséria e da pobreza como raiz de tantos males e resultado da organização econômica desigual e injusta que pesa, sobretudo na qualidade de vida das crianças.

O Dr. Dioclécio Campos Júnior, Secretário, pronunciou sua fala em tom profético, dissertando sua tese de vida e seu compromisso histórico na Sociedade Brasileira de Pediatria. Pesquisador e estudioso, ele explanou a pesquisa de James Heckmam que acompanhou em 3 décadas dois grupos de crianças. Um grupo com garantia mínima dos direitos humanos de suas famílias, e o outro grupo com ausência ou insuficiência de politicas básicas de saúde, proteção da família e emprego. Chegou a conclusões terríveis se comparadas aos percentuais e marginalização e delinquência entre os dois grupos. Para nós país rico é um soco na consciência cidadã, que no mínimo por um egoísmo inteligente devia voltar atenção o segmento prioritário da nossa Constituição.

“Não há investimento mais seguro, com garantia maior de retorno para uma sociedade do que o investimento em saúde e educação na primeira infância”. (James Heckman).

A Presidente do CDCA-DF, Milda Moraes, pronuncia-se nesse momento histórico, congratula-se com o ICA, reconhecendo a importância do evento e os resultados de impacto para uma infância feliz garantida em direitos. Mostra o papel do CDCA e dos Conselhos Setoriais na responsabilização dos diversos atores para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Enfatiza a intersetorialidade da Rede de Proteção que deve ocorrer com Conselhos Tutelares, Secretaria da Saúde, da Educação e da Ação Social entre outros. Destaca o CDCA-DF na elaboração controle das politicas públicas e parabeniza pela criação do Secretário da Criança e do Adolescente, que terá na pessoa do Dr. Dioclésio Campos Júnior e do Secretário Adjunto George Gregory a melhor expressão do compromisso do Governador Agnelo Queiroz.

A fala do Conselheiro Tutelar de Brasília Norte, Clemildo Sá, evidencia algumas falhas na Rede de Proteção – Sistema de Garantia dos Direitos – elegendo o Estado que em vez de ser maior proteção dos Direitos Infantis, na verdade tem se mostrado o maior violador. Os tempos são novos, inspiram confiança e certamente diferentes daqui para frente, enfatizou Clemildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário