06 de janeiro/10 - Festa dos Reis, dia em que “aquela criança” do Natal se mostrou medida humana de dignidade para todos os infantes do mundo. Data marcada para a conversa franca, inquietante dos Conselheiros de Direitos e dos Conselheiros Tutelares com Dr. Dioclécio Campos Júnior, recentemente empossado pelo Governador Agnelo Queirós.
Mediados pela Promotoria da Infância e da Juventude, reunimo-nos com o Secretario de Estado da Criança pela mediação do Dr. Oto de Quadros, de inegável compromisso para o cumprimento da Constituição Federal. Mais do que reunião, realizou-se uma união de trajetórias de vida que confirma que a Prioridade Criança pode ocorrer enfim no Distrito Federal.
Como novo tempo, possibilitado com a eleição do Gov. Agnelo e pela escolha bem vinda da criação desta Secretaria, assim como pela indicação do titular da pasta que nos honrou com o diálogo, tivemos uma certeza: primará pela participação efetiva de todos da Rede de Proteção da Infância e se guiará pela escuta atenciosa. Brincando disse: “mesmo que como criança usemos a tática infantil do choro e da birra para alcançar o que é de direito de todas as crianças, um idioma que deve ser sempre ouvido e atendido”.
Depois de longa e atenciosa escuta, a fala do Secretário que é médico pediatra, declarando que “nosso inconformismo é sinal de vitalidade e de compromisso com as crianças” e assim ele se sente sintonizado e feliz com os que estavam ali para conversar e confiar no trabalho em conjunto e intersetorial SUS/SUAS. Do contrário, “estaríamos todos resignados como diante de uma doença terminal que levará a sociedade a não ter futuro, ou seja à morte”. “Estaremos enxugando gelo, se não estivermos desde a primeira infância investindo no cuidado, proteção e estimulação de todas as crianças nesta decisiva fase do desenvolvimento”.
"A justiça é inseparável da caridade"
ResponderExcluir•Por Domingos Francisco
Entendemos que a justiça consiste no respeito aos direitos de cada um. Por outro lado, já mais devemos esquecer que qualquer obra de autêntica caridade compreende a indispensável referência à justiça. A ação de quem administra a justiça não pode prescindir da caridade.
O amor para com Deus e para com o próximo deve modelar cada atividade, mesmo a que aparentemente é mais técnica e burocrática. O olhar e a medida da caridade ajudarão a não esquecer que se está sempre diante de pessoas marcadas por problemas e sofrimentos.
Quem ama com caridade os outros é antes de mais justo com eles. Não só a justiça não é alheia à caridade, não só não é uma via alternativa ou paralela à caridade: “a justiça é inseparável da caridade, intrínseca a ela.
Caridade sem justiça não é caridade, mas mera contrafacção, porque a própria caridade requer aquela objetividade típica da justiça, que não há que confundir com frieza desumana.
Lembramo-nos que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, sujeitos especiais porque são pessoas em desenvolvimento. Criança e adolescente exigem a atenção devida do Estado brasileiro.
*Domingos Francisco, Teólogo e Conselheiro do Conselho Tutelar de Ceilândia Sul – DF, no segundo mandato, triênios (2006 a 2009 / 2009 a 2012), representante do Conselho e Ordem Federal de Teólogos do Brasil no Distrito Federal, ex-chefe Oficial de Justiça do TJDFT, ex-chefe da Divisão de Proteção da Infância e Juventude da Comarca de Boa Vista, Estado de Roraima (1994) e ex-chefe do Setor de Proteção do Juizado de Proteção da Infância e da Juventude do município de Cantá-RR.
Sim, AMIGO DOMINGOS, você disse como teológo e com profundidade que a justiça e a caridade se somam e se retroalimentam porque intrinsicamente alinhadas com o Direito. Entretanto, como sociólogo aprendiz, creio que assim é no mundo das ideias e que pouco ocorre no mundo das práticas e não vamos perder a esperança que tudo que pensamos não esteja um dia no mundo do real. Porém, quando ocorre a caridade na ideologia presente, pode ser também para ofuscar a JUSTIÇA.
ResponderExcluirDaí, o nosso exagero que se sintoniza do mesmo modo como disse Jesus: "Buscai o Reino de Deus e sua Justiça, que tudo mais vem por acréscimo".
(Mt.6,36)
Parabéns, Domingos! e um granade abraço!
Eu adimiro essa pessoa que é uma conselheira mãe amiga você cara Selma não esta no caminho dos conselhos atoa muita saúde e paz nesse coração............. de seu amigo Raeeel.
ResponderExcluirObrifago Israel as nossas crianças e adolescentes merecem a nossa dedicação, pois temos a missão de promover a segurança e garantir que tenham o seu direito de viver em plena liberdade e realizar aquilo que um dia todos nos realizamos as nossas bricadeiras de criança e sonhos de crianças
ResponderExcluirSelma Santos -
conselheira em Ceilandia - norte.