segunda-feira, 19 de março de 2012

Conselheiros Tutelares fazem manifestação em frente ao hemocentro

Thalita Lins

Publicação: 19/03/2012 11:20 Atualização: 19/03/2012 11:30

Um grupo de conselheiros tutelares se reuniu em frente ao hemocentro de Brasília nesta manhã de segunda-feira (19/3) para fazer uma manifestação em favor da regulamentação e reestruturação da profissão no Distrito Federal. Eles aproveitaram a oportunidade para doar sangue antes de começar a manifestação.
Cerca de 70 conselheiros estão no local para pedir também por melhorias na estrutura de trabalho. Eles alegam que faltam equipamentos de informática, como computadores e acesso a internet, além de salas para melhor atender a população. Eles pedem ainda a contratação de novos profissionais, pois a quantidade de funcionários hoje não é suficiente para atender a demanda.
Em junho de 2011 os conselheiros fizeram uma manifestação com mesmo objetivo e obteve da secretaria de Estado da Criança que os problemas seriam sanados até janeiro deste ano. Segundo o grupo, esse acordo não foi cumprido e por isso eles estão voltaram a protestar.
A Associação dos Conselheiros tutelares do Distrito Federal elaborou em relatório para a secretaria de Estado da Criança com as propostas da categoria.

Fonte: Site do Correio Braziliense

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mobilização por Creches no Paranoá e Itapoã

A Rede Social do Paranoá e Itapoã realiza nesse sábado às 15 horas na Quadra Coberta do Itapoã (ao lado do Restaurante Comunitário) Ato Público pela Construção de Creches nas cidades do Paranoá e Itapoã.

A disponibilidade de espaços para a construção precisa ser efetivada com a transferêrencia de terrenos para a Secretaria de Educação e por isso a Rede promove esse grande movimento com o objetivo de sensibilizar as autoridades e a sociedade em geral para que isso ocorra o mais rapido possivel.

A Creche é um Direito da Criança previsto na Constituição, nas Leis da Educação e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dia: 17 de Março de 2012 – Sábado

Mobilização a partir das 14 horas

Local: Quadra Coberta do Itapoã

(ao lado do Restaurante Comunitário do Itapoá)

mapaquadra

mapaquadraperto

Link do Mapa no Google: http://maps.google.com.br/maps?q=itapo%C3%A3+df&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-15.745863,-47.770395&spn=0.002876,0.003449&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=46.22876,56.513672&t=h&hq=itapo%C3%A3&hnear=Distrito+Federal&z=18

quinta-feira, 15 de março de 2012

Relatório do MPDFT indica baixa execução orçamentária para criança e adolescente

12/03/2012

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Núcleo de Monitoramento do Orçamento Público destinado a Crianças e Adolescentes (Núcleo OCA), apresentou nota técnica sobre os valores da execução do Orçamento do ano de 2011 referente aos gastos com crianças e adolescentes.

A nota técnica verificou que a execução orçamentária e financeira de 2011 foi influenciada pela criação da Secretaria de Estado de Criança, que só obteve recursos em setembro do ano passado. Portanto, a Secretaria utilizou 30 milhões dos 40 milhões orçados, quase que exclusivamente com o pagamento de pessoal e encargos sociais, ou seja, a restruturação administrativa prejudicou a execução.

terça-feira, 6 de março de 2012

Relato da Reunião do Fórum OCA

Confira o relato da reunião de fevereiro do Fórum OCA.

Relato Reunião Fórum OCA - Fevereiro 20120

Crianças perdem a infância por causa do crack e aos 10 anos já usam a droga

A epidemia de crack faz vítimas cada vez mais precoces.

imageCrescidas em ambientes social e familiar degradados, garotas que ainda nem entraram na puberdade se entregam ao vício e se expõem aos devastadores efeitos da droga, que deixam sequelas permanentes

Se Isabela (*) pudesse mudar de vida com uma varinha de condão, viraria uma Barbie de cabelos louros, roupa cor-de-rosa, sapatos de salto. O Ken a levaria ao cinema. Seria a primeira vez. Talvez o passeio a fizesse esquecer os pesadelos com o irmão. Ele aparece toda a noite. Tem um machucado no pescoço. Da janela do ônibus, o menino chora. Às vezes, grita. Quer dizer alguma coisa. Mas ela não entende. Anda confusa. As fantasias de criança se confundem com as alucinações causadas pela abstinência do crack. A pedra que arruína a vida de mulheres atravessou o caminho dessa criança que mal entrou na adolescência.
A infância fechou as portas para Isabela quando a menina tinha 10 anos. Parou de cuidar da sua boneca, nunca mais fez comidinha no quintal. Pique-pega e amarelinha não lhe interessavam mais. Na companhia da irmã, de 17 anos, e de alguns amigos, a garota aprendeu a fazer fogueira para disfarçar o cheiro da maconha e a cavar esconderijos para esconder as pedras de crack. Ela descobriu que se pode dobrar de rir sem nenhuma piada. “Eu sempre faço xixi na calça de tanto que é engraçado”, conta, sobre quando está drogada. Mas o riso frouxo, as alucinações e a euforia induzidas têm um preço pago com as doenças do corpo e da cabeça.

Por Lilian Tahan e Almiro Marcos

Publicação: 06/03/2012 06:30 Atualização: 06/03/2012 06:30

A matéria completa você lê na edição impressa do Correio Braziliense desta terça-feira (6/3).

segunda-feira, 5 de março de 2012

Rede Social de Sobradinho realiza Oficina

A Oficina de Diálogo Social para Prospectiva Territorial teve como objetivo definir o papel da Rede Social de Sobradinho de modo a fornecer elementos para a reflexão coletiva e para a diminuição dos contrastes enfrentados pelo território de Sobradinho, além de definir a orientação estratégica e organizacional para a realização das tarefas previstas para o ano de 2012.

image

Orçamento Participativo 2012

Foi lançado pelo Governador o decreto que regulamenta o Orçamento Participativo do DF (OPDF) para o biênio 2012/2013. Confira aqui cronograma completo do OP em 2012

O inicio dos trabalhos será com as Plenárias de Apresentação da Metodologia de Participação do OPDF e o Balanço das Prioridades de 2011. Confira o calendário completo aqui

As prioridades no Plano Anual de Investimentos e Serviços do Orçamento Participativo do DF. O quadro completo publicado no DODF aqui