terça-feira, 21 de setembro de 2010

Candidatos ao governo do Distrito Federal debatem políticas para a infância

 

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF) promoveu hoje um debate com os candidatos ao governo do Distrito Federal.  O evento aconteceu às 9h30, no Auditório Parlamundi, na Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília. O  debate, mediado pelo Jornalista Estevão Damázio, traz o tema “Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta” e tem como objetivo esclarecer as propostas dos candidatos para os próximos quatro anos, voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos infanto-juvenis.

Foram convidados os quatro candidatos com maior número de intenções de voto – Agnelo Queiroz (PT), Joaquim Roriz (PSC), Antonio Andrade (PSOL) e Eduardo Brandão (PV). O público será constituído especialmente por crianças, adolescentes e representantes de instituições que atuam com a temática.
Inicialmente, cada candidato teve três minutos para apresentar sua proposta de governo com foco nas políticas públicas para a infância. Em um segundo momento, haverá mais três minutos dedicados às possíveis soluções para o problema do crack e da exploração sexual infantil. Em outro bloco, serão lidas perguntas elaboradas previamente por crianças e adolescentes, com ênfase nas violações de direitos, como o trabalho precoce, a violência doméstica e a falta de um sistema educacional público de qualidade. Os jornalistas convidados e alguns integrantes da plateia também farão perguntas.

Após as considerações finais, será proposta aos candidatos a assinatura de um termo de compromisso, colocando a criança e o adolescente como prioridade de seus planos de governo. A presidente do CDCA/DF, Milda Pala Moraes, afirma que o termo servirá, posteriormente, para monitorar o governo e cobrar ações eficazes no atendimento às crianças e adolescentes do DF. “Esse é o ponto-chave do debate e a nossa expectativa é de que os candidatos assinem o documento, se comprometendo a priorizar as questões da infância e da adolescência, como preconizam a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca Milda.

O debate “Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta” é uma promoção do CDCA/DF, em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI, a Associação dos Conselheiros Tutelares do DF, o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do DF, o Fórum de Aprendizagem do DF, a Legião da Boa Vontade - LBV, o Instituto Marista de Assistência Social - IMAS e a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude.

Fonte: Site http://www.criancanoparlamento.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário