sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS - 06 a 08 de dezembro de 2010.

Milda Moraes, Presidene do CDCA-DF e Coordenadora Adm. da Gerência Social da UBEE-UNBEC/MARISTA, enviou notas pessoais e informes objetivos do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente.


"Foi bastante dinâmico, contando com várias atividades realizadas concomitantemente, o que por sua vez, impossibilitou melhor acompanhamento de todas as temáticas discitidas e remeteu a participação em algumas discussões".

Considerando como maior evento comemorativo as 20 anos do ECA, que a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidêncai da República (SDH/PR), teve a mostra de 62 Projetos em boas práticas vindas de todo o pais. Nem precisa ser uma prática excepcional, basta ter a intenção e uma linguagem convincente, politicamnte acertada, financeiramente aoiada, para entusiasmar e dar o bom exemplo de que é possível e oportuno inventar e reinventar formas novas de dialogar, provocar o protagonismo juvenil e mudar a realidade.

Conforme Milda Moraes, "as boas práticas e projetos inovadores selecionados tiveram espçao reservado para apresentação de suas experiências. Algumas instiuições organizaram oficinas para apresentação e discussão de suas experiências, o que resultou na realização de diversos painéis".

"A trajetória dos 21 anos da Convenção e 20 anos do ECA, é caracterizada por significados avanços, nos ínbdices relacionados á infãncia e adolescência. O Brasil é um país de destaque, junto aos demais países, sobretudo latono-maericanos, por contar uma farta legislação específica, um sistema de garantia de direitos da CA. No entnato, em que pese os avanços, restam ainda muitos desafios a ser enfrentados, na perspectiva de associar a melhoria dos indicadores relacionados à infância e adolescência, a redução efetiva dos índices de pobreza e desigualdade social."

Milda convida a todos a conheer a relação completa das boas práticas e projetos inovadores selecionados para o evento. Encontram-se à disposição no site http://www.obscriancaeadolescente.org.br/.

Mais adiante nesse blog vamos postar alguns slides de apresentação realizadas durante o Observatório, que não cosntam no site, mas que são de muita importância para todos os operadores de direitos, sobretudo Conselheiros e Conselheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário