terça-feira, 3 de maio de 2011

EQUIPE PSE SOBRADINHO RELATA REUNIÃO DA REDE SOCIAL
























* Rede Social de Sobradinho reune-me na ACM, cria uma unidadade para enfrentamentro de questões sociais e advoga pela ABRAPE.



* SAÚDE PRIMÁRIA E PREVENTIVA É MAIS SUSTENTÁVEL DO QUE AUMENTAR O NÚMERO DE HOSPITAIS PARA DOENTES.



AMIGOS E AMIGAS DA REDE DE SOBRADINHO,


Segue resumo que a Equipe do PSE fez da participação em reunião da Rede de Atenção e Proteção a Criança e Adolescente, ocorrido no dia 29/04/2011, às 09:00h, no Centro Comunitário da ACM, sobradinho II. Além da Equipe do PSE de Sobradinho II, compareceram seguimentos da sociedade civil orgnizada, as seguintes instituições:
1-Grupo AZULIM/MAR VERMELHO
2-CEJUS
3-CATAVENTO
4-COSE-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
5-CREAS
6-ALDEIAS SOS
7-GRUPO LUZ e CURA
8-BOMBEIRO: Programa Bombeiro Mirim
9-ABRAPE
10-FEDERAÇÃO DE ATLETISMO DO DF: Projetos Comunitários
11-Instituto Marista de Assitência Social - IMAS
12-Conselho do Direito da Criança e Adolescente
13-Conselho Tutelar
14-SESP- 35ª DP
15-Faculdade Anhanguera-Serviço Social
16-CAPS AD

Foi longamente discutido a situação emergêncial da ABRAPE (Associação Brasileira de Pessoas Portadores de Deficiência), que funciona precariamente do Horto de Sobradinho, dando assistência a população de crianças deficientes, mas também as outras demandas que advindas da comunidade, inclusive serviços de UBS/ESF. A ABRAPE, esta sem condição mínima de funcionamento, tendo que pedir autorização diária para entrar em atividade, consulta de psicologia clínica e reabilitação, que são prestados por voluntários da comunidade e de faculdades. Por unanimidade aprovou-se uma moção de protesto a administração de Sobradinho, da forma dom que se trata uma associação que presta relevantes serviços a comunidade, num total próximo a 70 pessoas.
Além deste assunto foi abordado agenda de atividades para os membros da rede:
- Orçamento Participativo, para melhor direcionamento de verbas públicas:Controle Social;
- Conferência da Criança - Serviço Social;
- Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com data: 18 DE MAIO;
- FORTALECIMENTO da REDE para o CONTROLE SOCIAL ÉTICO, VOLTADO PARA REAIS NECESSIDADES DA SOCIEDADE.



Geraldo Coista, Analista Social - IMAS explianou sobre a proposta de Oficina de Arte-Educação na reunião de sexta feira, argumentando que a pelo Brasil afora a arte tem sido fator decisivo na inclusão social desses jovens e que ela tem por finalidade ajudar os educadores a trabalhar a ARTE como caminho da formação humana, provocando um olhar mais sensível (e estético) sobre os desafios sociais. A inclusão dos jovens em risco social, embpora muito importante é um pressuposto já colocado em prática pelas entidades que atendem justamente esses jovens, e não será a oficina que fará essa inclusão acontecer. A oficina os ajudará (não a eles somente mas a qualquer criança e jovem) a ter maior sensibilidade perante a realidade social que os cerca. Se isso melhorar a inclusão deles e ainda ajudar a incluir outros.



Dr. Marconi - PSE, escreveu que a solidariedade responsável é o que vivenciamos nesta reunião, dando nossa dimensão enquanto Programa Saúde na Escola - PSE. A ESCOLA é nossa maior aliada, para atingir os objetivo de integração e articulação intersetorial PERMANENTE entre EDUCAÇAO e SAÚDE, voltada para melhoria da qualidade de vida da população brasileira.




NOSSO COMPROMISSO:


Comprometemo-nos com o enfrentamento das vulnerabilidades que atingem a população alvo: CRIANÇAS e ADOLESCENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário