O CREVIN enquanto Lar do Idoso tornou-se palco e cenário da construção participativa de mais uma REDE SOCIAL no Distrito Federal, que ora acontece em Planaltina. Mais de 15 ativistas estiveram reunidos pela terceira vez, representando suas Entidades e Serviços Governamentais, como o NASF, TJDFT, MP, CIAPI, Educação, Saúde Mental, CRAS/CREAS, Polícia Militar e demais representações que serão publicados na Memória da Reunião.
Iniciando com a apresentação de cada um dos presentes, percebeu-se que um tecido forte e esperançoso de agentes comunitários estava se formando. Pessoas idealistas, com os pés no chão davam gradativamente uma radiografia das problemáticas que vão se transformar em DESAFIOS.
Quanto ao CIAPI, enquanto parte do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas (SINASE) há um esforço concentrado e competência redobrada para tornar-se um exemplar programa de ressocialização com respeito aos direitos humanos dos Adolescentes internados. Pretende que os próprios adolescentes discutam suas normas disciplinares com o intuito de diminuir as ocorrências que podem se chegar a novos conflitos diante da lei.
A Polícia Comunitária deseja viabilizar uma segurança comunitária e cidadã que trabalhe preventivamente e dialogue com a comunidade. A Educação surge desejosa de uma prática nas escolas capaz de ativar a participação juvenil e de conduzir iniciativas de educação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Todos foram de acordo que precisamos começar a construir estratégias de enfrentamento e mobilização. Faz se urgente para que a importância da Rede Social apareça como fundamental como validação da Rede Social como a forma inteligente e possível de transformação social.
Vejam aí, quantas luzes e muito mais a REDE SOCIAL de PLANALTINA vai projetar sobre as sombras que ainda pairam e ocasionam sofrimento e geram outras violências e demais patologias sociais. Na verdade, precisamos entender que uma Infância protegida, com vinculação garantida de cada criança com seus responsáveis, um SUAS e o SUS com a efetivação dos Serviços que foram legislados conseguiremos erradicar a pobreza e trazer maior felicidade para todos.
Eu estava lá como emissário da Rede Social de Sobradinho e da Rede Social do Paranoá/Itapoã, representado o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do DF, em nome da Presidente Milda Moraes, assim como pelos Programa das Aldeias Infantis SOS Brasil no Centro Oeste, juntos aliançando-nos para um novo movimento social que se inaugura no Distrito Federal.
Logo mais publicaremos os pontos chaves e encaminhamento de nossa REUNIÃO DA REDE DE PLANALTINA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário