segunda-feira, 23 de maio de 2011

REDE SOCIOASSISTENCIAL DA ESTRUTURAL CRÊ NA MOBILIZAÇÃO DO POVO PARA A GARANTIA DOS SERVIÇOS






No dia 20 de maio, no CREAS da Estrutural, a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e do CRAS, liderada pela coordenadora Amanda Campina, reuniram-se 23 profissionais representantes de órgãos governamentais e de Entidades da Sociedade Civil para retomar um novo momento de articulação na RA da Estrutural.
Fez-se oportuno após a apresentação de todos que se iniciasse com uma abordagem sobre os serviços que a SEDEST (CRAS/CREAS/UACs) oferecem nos seus equipamentos. O marco legal (Constituição Federal /88, PNAS/2004), até a Lei nº 4.179 de 2008 que deu sustentabilidade para o SUAS aqui no DF fundamentou a cidadania que os Sujeitos de Direitos da Estrutural têm em suas trajetórias para a erradicação da pobreza.


Através da Assistente Social Fernanda do CRAS refletiu-se muito sobre as diferenças e as implicações estratégicas e operacionais quando se aplica no nosso trabalho os conceitos de vulnerabilidade versus conceito de pobreza. Acredita-se que o conceito mais politicamente correto é o de vulnerabilidade social, pois também deixa evidente que cada usuário tem suas potencialidades a ser foco de atuação e mudança social.





Elogiável iniciativa essa retomada da Rede Sociassistencial da Estrutural, cujos equipamentos mostraram uma nova linha de atuação da SEDEST. Com profissionais competentes e estudiosos que sabem dialogar com o povo e suas organizações, uma vez que a questão do Lixão é um desafio que ocupará a todos nos próximos anos de construção participativa da cidadania.
O que fica evidente e prometido na série de reuniões que se pretende retomar para a superação da vulnerabilidade social é o trabalho em rede. Estado e Sociedade, reconhecem-se mutuamente cheias de vigor e crítica para um plano de ação intersetorial, sobretudo com a Educação, Saúde e Esporte, além da Assistência Social.
Afirma-se que o CRAS e o CREAS da Estrutural estão em sintonia com o comando da Secretária de Assistência Social e Transferência de Renda e Trabalho, Dep. Arlete Sampaio. Essas RAs tornam-se exemplar em sua atuação, o que já testemunhei na Rede de Sobradinho, Planaltina e Paranoá/Itapoã entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário