O CDCA-DF encerrou o Módulo IV do plano de formação para Conselheiros Tutelares, em clima de satisfação e compromisso com a qualidade no atendimento das crianças e adolescentes. O dia 18 de agosto tornou-se o início de um novo caminho para o aperfeiçoamento da missão de conselheiro tutelar. Metodologia mais participativa, com estudo de casos e discussão nos encaminhamentos, com constatação de que as políticas voltadas para as crianças e adolescentes precisam avançar ao mesmo tempo.
“Melhor assim como aconteceu. Ficar escutando os que dizem saber como trabalhar não contribuiu nos módulos anteriores para a nossa formação, a troca que houve neste Módulo IV, quando se buscava no diálogo a melhor forma de zelar pelos direitos das crianças. Até descobrimos a necessidade de conhecer melhor o Estatuto da Criança e as práticas bem sucedidas que ocorrem entre nós”.
“A opção pela abordagem de estudos de caso e de diálogos e interação com convidados tem se mostrado acertada. Evidentemente que após o final do Módulo IV iremos avaliar e discutir melhorias para o próximo Módulo, que queremos que aconteça ainda neste ano”, expressou o Coordenador da Comissão de Conselhos Tutelares Fábio Deboni, do Instituto Sabin.
Fábio ressaltou que o Modulo IV contou com a parceria da Promotoria, CRCA, Sec de Educação e Instituto Sabin e o Forum Nacional DCA, considerando sempre o apoio de toda a Comissão de Formação. A Presidente do CDCA-DF, Milda Moraes, declarou seu compromisso de interlocução mais intensa do CDCA com os Conselhos Tutelares e fez apelo da importante participação de todos nas Conferências Regionais do Gama. Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga, Brasília e São Sebastião, que antecederão a VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal.
Milda destaca que no Regimento Interno das Conferências 02 (dois) Conselheiros Tutelares de cada Conselho Tutelar são considerados delegados natos, desde que tenham participado da Conferência Regional, vinculada à localidade de sua atuação.
O Secretário da Criança, Dr. Dioclésio Campos Júnior teve a palavra final no evento de encerramento, declarando o compromisso de lutar pelos interesses dos conselheiros tutelares e por uma Secretaria da Criança que tenha seu quadro técnico de suporte para todos. “Neste Módulo IV, tivemos pedagogos e psicólogos que acompanharam os debates e facilitaram o andamento dos trabalhos de aprendizagem”, disse o Secretário. Reconhece o valor do trabalho que realizam, “missão complexa, penosa, mas essencial para resultar na sociedade que sonhamos”.
Todos concordaram com o que expressou o representante da Associação dos Conselheiros Tutelares, pois esse módulo tem uma avaliação favorável e respeitosa, que significa a credibilidade da importância da função, o acesso ao conhecimento mais amplo que refletirá na atuação de cada um.
Nelson Peixoto, em nome da Comissão de Politicas Públicas acredita que o funcionamento integrado e competente da Rede de Proteção dos Direitos das Crianças, adolescentes, Jovens e Famílias (Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação e outros) determinarão os resultados do exercício funcional dos Conselheiros Tutelares. Pois as ações deverão estar cada vez mais articuladas para o empoderamento das populações mais vulnerabilizadas.
Nesse sentido, o Programa da Saúde da Família (PSF), com sua metodologia de trabalho e a territorialidade de atuação, deverá ser bandeira de luta do CDCA-DF, do MP, da ACT e de outros organismos, tal como foi conquista que alavancou de 10 Conselhos Tutelares para 33. Afinal, as equipes do PSF em contínua comunicação com Conselheiros trarão resultados de impacto na construção da cidadania. Para tal, a cobertura no DF do Programa Saúde da Família que é de menos de 14%, deverá pelo menos nesse Governo Agnelo alavancar para 60% de cobertura nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Conselheiros e Conselheiras, tecendo redes e trabalhando de forma articulada, desfrutarão de uma sensação pioneira de sustentabilidade e deixarão um exemplo de militância para os jovens que vão prosseguir a história como novos protagonistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário