sábado, 27 de novembro de 2010

O BERÇO DE CAPACITADAS PRÁTICAS - REFERENDO ÀS ORIENTAÇOES TÉCNCICAS DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO NO DF


(*) Fechamos um ciclo programado de capacitação da Rede de Acolhimento do Distrito Federal, dentro do novo paradigma jurídico, psicológico, de enfoque integral, de sistemática abordagem e de inusitada força para aprender e reaprender sempre a partir do que fazemos com paixão, do que teimamos discutir e acolher com abertura. O espaço de pós Graduação da Universidade Católica de Brasília, de conhecido carisma em favor de uma ciência que não dissipa o foco do ser humano situado e destinado a ser justo, livre, feliz e solidário no lugar onde floresce a cidadania!

Como Gestor de Entidade da Sociedade Civil, Aldeias Infantis SOS Brasil, e como Conselheiro de Direitos, afirmo que muito dos conteúdos estudados e refletidos são de nossas raízes históricas organizacionais e da Missão que nos tornaram visionários, sonhadores e construtores de uma nova sociedade. Orgulhamo-nos de ter confrontado o que fora estabelecido quanto ao trato de crianças e adolescentes privados de cuidados parentais. Sim, fizemos primeiro, promovendo rupturas e desalinhando credos.

Como Aldeias Infantis, comprometemo-nos muito cedo à dialética do fazer e do pensar singularmente cada criança a ponto de provocar desconfiança e juízos precipitados sobre nós. Aos olhos de parte do sistema jurídico tradicional e conservador fomos incompreendidos no nosso levante contra as instituições totais. E alguns nos jogaram na vala comum da institucionalização de crianças. Hoje, somos reconhecidos e legitimados por estarmos na vanguarda do que enfim as “Orientações Técnicas para os Serviços de Acolhimento” trouxeram para a oficialidade.

A felicidade da Infância e seus momentos inesquecíveis não podem perder seu encanto como obra artesanal, e em contrapartida dar lugar ao cientificismo acadêmico de mera relação causa-efeito, e não de proposituras com novas frentes e projetos de atenção a CAJ. Quanto tempo e energia se perderam quando o Direito e a Psicologia resistiram ao diálogo com a Sociologia e a História, resistiram à escuta de crianças e adolescentes, e àqueles que compartilharam suas vidas a serviço delas e de suas frágeis famílias!

A intersetorialidade que as Políticas Públicas assumem hoje para erradicar a miséria e todos os males que a desigualdade social gera, foram bem vindas como conteúdos que perpassaram os módulos deste Curso de Capacitação da Rede de Acolhimento. Se de um lado, o profissionalismo da Gestão e a monitoramento dos técnicos são positivos, de outro lado, a frieza dos números, do palavreado das metas pouco valerão, se não existir o envolvimento ético, a relação amistosa que a vinculação assegura para gerar transformação na vida de crianças e adolescentes. Assim enfatizamos para que aconteça por meio de todos os guardiões da SGD, dos Projetos Pedagógicos dos Serviços de Acolhimento, dos Conselheiros Tutelares, dos técnicos do CRAS, CREAS, SEDEST e das Cuidadoras Residentes (Mães Sociais).

A nota mais importante do Curso que fechamos que de todos merece aplausos, foi o protagonismo do BERÇO DA CIDADANIA. Com pleno apoio da Fundação UNIVERSA, alunos e professores acreditaram que não se faz ciência e nem se capacita ninguém sem a metodologia da participação, da construção coletiva e da escuta mútua, da consideração do real de quem está na ponta do serviço e na relação direta com crianças e suas famílias, mas também com professores que analisam e sistematizam essas experiências.

O grande saldo dessas tardes e manhãs foi nossa UNIDADE de desejos e de caminhos, de compreensão e acolhimento de práticas, de abertura e possibilidades para um trabalho em parceira, com a amizade contagiante na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

NADA NOS DEVERÁ SATISFAZER SENÃO TRABALHAR POR UMA INFÂNCIA FELIZ E INESQUECÍVEL PORQUE GARANTIDA EM DIREITOS!

Professamos inequivocamente: A PROTEÇÃO DE UM LAR PARA CADA CRIANÇA!


Brasília, 26 de Novembro de 2010.

Por Nelson Peixoto, em nome do CDCA-DF e dos Serviços de Acolhimento do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário