sábado, 27 de novembro de 2010

“QUANDO SE CUIDA DE QUEM CUIDA” - ENCERRAMENTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DA REDE DE ACOLHIMENTO DO DF.

DIA DE CELEBRAÇAO E CERTIFICAÇÃO. VIVA!!!!!!!!!!!


EMPENHO E ESFORÇO,
QUALIDADE E ALEGRIA DE SERVIR E ACOLHER CRIANÇAS E ADOLESCENTES.



Dirce França e Eliana Carla B. Kobori, Presidente do Berço da Cidadania http://www.bercodacidadania.org.br/ abrem a Mesa de Encerramento e Diplomação do Curso. Carla faz um discurso informativo acerca da experiência que deverá ser replicada em outros Estados. E após sua fala, alguns alunos, representantes de segmentos do Sistema de Garantia de Direitos expressam seus sentimentos de gratidão, de admiração, através de musicas, poesias e palavras de esmerada beleza e simplicidade fraterna.


Uma realização apoiada pelo SEDH que revela a decisão reparadora do Governo sobre as causas estruturais que impediram crianças e adolescentes de terem seu direito à convivência familiar e comunitária. Há muito que se pode fazer para reparar esse dano que é o maior déficit social da democracia brasileira que não cumpre o Art 227 da Constituição Federal.


Carla Kobori em seu pronunciamento:
“Agradeço a presença de todos os profissionais envolvidos e comprometidos nessa capacitação, na qual puderam trazer suas experiências e também refletirem sobre um olhar individual para cada criança e adolescente que vivem nas 20 entidades de acolhimento do DF”.


Em seu ato de fé e confiança nos novos tempos:
“Acredito que o objetivo do trabalho foi atingido, iniciar uma capacitação em âmbito Distrital para 100 profissionais que trabalham de forma direta e indireta com esse público”. Alguns, entretanto, não chegaram até o fim.

Homenagem merecida aos operadores do direito:
“Parabéns aos professores que ensinaram e souberem cuidar de cada aluno! Vocês contribuíram de forma excepcional como profissionais apaixonados pela temática para realização desse primeiro trabalho que uniu Governo Federal, Fundação Universa, Organizações da Sociedade Civil, Entidades de Acolhimento, MP, VIJ, SEDEST (CREAS, CRAS), CDCA e Conselho Tutelar. Acima de tudo, por meio da educação, capacitação continuada e qualificação profissional, é possível mudar a realidade de mais de 700 crianças que se encontram em instituições. Meu muito obrigado a vocês, grandes mestres, que estiveram presentes nessas 82 horas de trabalho.

Capacitação com os seguintes temas abordados: respeito, individualidade, rivalidade, trabalho em equipe, espontaneidade, saber ouvir, ser ouvido, cuidar, mediar conflitos, fazer projetos de vida, promover autonomia, buscar parcerias, articular a rede, reintegrar, empoderar famílias, preparar a criança para a colocação em família substituta, elabora PPP, PAF, PAI, respeitar a história de vida e o desenvolvimento. Estes foram apenas alguns temas trabalhados nesses 82 horas de riquíssimos encontros. O início para implantar em Brasília um trabalho de referência”.

Carla chega ao final de seu discurso, citando as palavras de Dirce França, cujo enunciado evoca a memória viva de cada experiência quando filosofa e conjuga os temas de TEMPO e EXISTÊNCIA:

“somos seres de história, seres de memória, nosso tempo contempla as três dimensões – passado, presente e futuro. Diferentemente dos demais animais, não nos basta a vida no presente. Ou melhor, nosso presente é sempre marcado pelo nosso passado e tem sempre um olhar para o futuro”.

As imagens fotográficas – via data show - das três turmas de alunos reviveram os valiosos momentos de toda a trajetória do Curso. Imagens que ficaram eternizadas na aliança que se construiu entre alunos e mestres.

“Os que participaram contribuíram para a melhoria do trabalho, a partir de agora teremos a oportunidade de dividir com outros Estados a experiência vivenciada. A SEDH patrocina a publicação da sistematização desse trabalho que será lançado em junho/2011”.

O resultado a ser publicado já será sem a dicotomia de saberes entre alunos e professores, e sim a uma nova síntese da teoria e da prática que germinaram lições inacabadas que visaram unicamente a melhor defesa do DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.

E dirigindo o olhar de convencimento sobre os presentes, Carla Kobori sentencia solenemente, em nome de todos os apoiadores: “Meu muito obrigado POR VOCÊS SEREM OS ATORES PRINCIPAIS DESSA TRANSFORMAÇÃO E PELOS PARCEIROS QUE ACREDITARAM NA NOSSA MISSÃO”.

Um comentário:

  1. Prezado Nelson,
    obrigada pelo apoio e carinho com que você acompanhou todo o curso e pelo empenho que mostrou ao garantir que todos os profissionais das Aldeias SOS pudessem se fazer presente! Não tenho dúvida de que são atitudes assim que farão a grande transformação nos cuidados com nossas crianças e adolescentes!
    Um abraço em meu nome e em nome de toda a equipe do Instituto Berço da Cidadania
    Dirce França

    ResponderExcluir