sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CDCA-DF Reune-se em Plenária nas Aldeias Infantis Sos Brasil

 

clip_image004

Conselheiros e conselheiras nesse final de gestão 2008-2010 realizou Plenária extraordinária nas instalações das Aldeias Infantis na Asa Norte de Brasília, dia 07 de Outubro/10. Um dos assuntos em pauta foi justamente a REDE DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA do Distrito Federal (REDECA-DF), enquanto instrumento digital na internet para informação, sensibilização, articulação, mobilização de esforços na intersetorialidade das políticas públicas voltadas para a infância e juventude. Tal tema ficou para ser intensamente discutido na próxima plenária ordinária dia 27 de outubro. Coracy Coelho, conselheiro representante da “Associação VIVER” da Estrutural, encarregou-se de dar capacitação no uso deste instrumento para todos os conselheir@s, bloguistas e seguidores na causa dos direitos infanto-juvenis nesse espaço informativo de Rede.

2. Uma nota da Presidente do CDCD-DF Sra. Milda Moraes que merece destaque foi o fato dos Conselheiros terem sido convidados para almoçar nas Casas Lares do Serviço de Acolhimento das Aldeias junto com as crianças e adolescentes: “uma honra sentar a mesa com as mães sociais e crianças, além de ser uma grande oportunidade de ouvi-los e de aproximação com esta realidade que muitos só conhecem pela TV ou jornais”. Os atuais conselheiros acreditaram que a comunhão humana que se faz ao redor da mesa de alimentos, lado a lado com “sujeitos de direitos” crianças e adolescentes foi sinal de efetiva unidade, não importando se o Conselheiro representa uma Entidade da Sociedade civil ou alguma Secretaria de Estado. O que conta é estar de forma inequívoca do lado com os que estão com seu direito da convivência familiar e comunitária violado, sendo que os outros direitos são assegurados no Programa Sócio Comunitário das Aldeias Infantis. Para tal, enquanto Conselho de Direitos, lutamos contra as dissenções que entre nós podem apenas retardam o consenso na luta pelos dos direitos e ofuscam o diagnóstico real da Infância e Adolescência no Distrito Federal.

3. Outra nota que merece destaque nessa Plenária Extraordinária: Relatorias de Processos das Entidades, o grande desafio de reordenamento do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e a Eleição de representantes da Sociedade Civil que ocorrerá no dia 19 de Outubro/10. E quanto ao FIA e a Eleição de novos Conselheiros, o compromisso desta e da próxima Gestão 2010-2012 aos princípios de impessoalidade, legalidade, moralidade e publicidade no acesso aos recursos públicos. Sobretudo porque o Distrito Federal sofrendo da desconfiança nacional devido denúncias locais de corrupção na política, o CDCA-DF precisa efetivar seu compromisso ético de seriedade e responsabilidade cidadã acima de qualquer suspeita.

clip_image006

Conselheira Isabel da SEDEST e Conselheiro Sabino do CECRIA, Governo e Sociedade Civil, na unidade de luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

 

Enviado por Nelson Peixoto

clip_image002

Nenhum comentário:

Postar um comentário