quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PLENÁRIA FINAL DA GESTÃO DO CDCA-DF MARCADA DE NOVAS FRENTES DE DEFESA


No dia 26 de Outubro, ocorreu o último Plenário da Gestão 2008-2010 do CDCA-DF nas edificações da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NSCT). O assunto da pauta que ocupou sabiamente o tempo foi transição que a atual gestão fará para os Conselheiros eleitos. Garantir os avanços, recomendar metas, fazer a gestão e o repasse dos conhecimentos acumulados, assim como manter-se como instrumento democrático estável no turbilhão de mudanças politicas e imprecisões em épocas de eleições foram focos de preocupação e encaminhamentos.
Mede-se um otimismo generalizado devido à renovação de 50% de entidades, até porque as entidades retirantes estão apenas mudando de espaço para a incidência política e comprometem-se em tornar o FORUM DCA uma extensão de seus compromissos com as políticas voltadas para crianças e adolescentes.

ALTERNÂNCIA + PARTICIPAÇÃO+AUTOMONIA = INCIDÊNCIAS COM RUPTURAS
DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM EFETIVAÇÃO ASSEGURADA
Fez-se um ensaio de balanço da atual Gestão, agrupando as realizações relevantes de cada Comissão com recomendações que visam o empoderamento do CDCA-DF em sua paritária e democrática composição. A plenária chegou ao indicativo de que a alternância da presidência entre a sociedade civil e o governo deve ser respeitada, restando à sociedade civil finalizar essa alternância em 2011.
Todos os novos conselheiros da sociedade civil são bem vindos nessa nova composição do CDCA-DF, e até podemos dizer que proporcionalmente a indicação dos conselheiros não deveria ocorrer para além de 50%. Afinal, continuidade e ruptura fazem parte do aperfeiçoamento democrático, que tem nos Conselhos Setoriais a importância constitucional tão válida quanto eleições para deputados e senadores.

Um comentário:

  1. Grande Conselheiro Nelson,

    É exatamente isso vamos movimentar a rede e fazer dela nosso espaço de divulgação e discussão. Quanto a comentário referente as entidades que deixam a gestão do CDCA é exatamente isso. Tenho certeza que as entidades estarão na caminhada com todo gás fortalecendo outros espaços e dando embasamento para a equipe que continuou. Conte com gente!

    ResponderExcluir